Vamos analisar a importância de um Microempreendedor Individual vender e anuncias seus produtos nas redes sociais.
Por Amaury Santana*
Inicialmente vender pelas redes sociais é uma das opções de comércio para o Microempreendedor Individual e, diga-se de passagem, é uma excelente opção nos dias de hoje, tanto por conta da popularidade quanto devido ao atual momento em que estamos vivendo, onde a pandemia da Covid-19 fortaleceu o modo on-line.
Em segundo lugar. Estar nas redes sociais é ampliar o seu comércio seja de produtos ou serviços, além de ser uma excelente vitrine para mostrar de várias formas possíveis a vantagem de adquirir o que você vende.
Em terceiro momento saiba que não é só abrir uma conta/página seja no Instagram, Facebook ou outra rede social e colocar os seus produtos à venda É preciso conhecimento e planejamento. Contratar um profissional da área é uma opção. Há uma enorme quantidade de cursos, vídeos e textos na Internet. Que falam sobre Marketing Digital.
Marketing Digital tem sido há um tempo a “onda do momento” e pelo visto será por muitos anos. Na verdade, veio para ficar e vai se aperfeiçoando. Então a dica é: não fique de fora dessa! Invista, estude, planeje e se atualize para não ficar pra trás. Estar nas redes sociais é ser mais visível e o alcance vai muito mais além do que você imagina.
E por onde começar? Primeiro, defina a rede social que mais tem a ver com o seu negócio. Pode ser mais de uma? Deve, mas também se quiser focar em uma só, não tem problema. Todas as mídias sociais são eficientes, mas é preciso avaliar qual a melhor para você.
Para ajudar nessa definição é bom dar uma olhada em contas de empresas que trabalham com o mesmo segmento do seu negócio. Também é fundamental conhecer o seu público-alvo e perfil dos clientes. Para isso vale uma conversa com quem você vende. Isso vai te ajudar bastante!
Rede social ou redes sociais escolhidas e estratégias a postos. É hora de começar a mostrar o seu produto. É importante saber que ao escolher uma ou mais mídias você deve ter o compromisso de sempre deixá-las atualizadas para fidelizar seguidores/clientes.
Para dar certo você precisa gerar conteúdo. Não adianta só postar imagens dos produtos e serviços que você quer vender.pois fica cansativo para o seguidor. Interaja com o seu público com temas relacionados ao que você vende ou temáticas de interesse geral.
Planejar é preciso
Postagens aleatórias, sem programação e sem periodicidade deixam a sua página confusa e sem graça, o que faz você perder a atenção de seguidores e alcance. Saiba fazer um cronograma das suas postagens com conteúdos diversificados. E lógico. Não deixando de mostrar. De forma direta ou indireta. O seu produto ou serviço.
Capriche na linguagem, fugindo de termos formais e de textões. Ao estudar o seu público-alvo, você saberá qual a melhor forma de comunicação. Diversifique usando gifs e emojis e procure os canais mais estratégicos para o seu negócio. Para melhor alcance, invista em posts patrocinados.
Para acompanhar esse alcance e outros resultados, use as métricas que são alguns dados que servem para você medir ou comparar os desempenhos da sua empresa nas redes sociais. Com elas você tem a possibilidade de acompanhar e mensurar resultados com rapidez.
Não fique de fora das redes sociais. Elas podem abrir muitas portas para você. Entenda que há uma diferença entre a experiência como usuário comum e empresa. Busque conhecimento e capacitações para compreender as técnicas e ferramentas. Assim você fará um uso produtivo das redes sociais para o seu negócio.
*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.