O MEI e a comprovação de renda

Por Amaury Santana*

Uma das principais dúvidas de quem quer ser ou até já é Micro Empreendedor Individual é como comprovar renda. A falta de informação sobre esse assunto até faz com que algumas pessoas fiquem com o “pé atrás” na hora de decidir se vai ser MEI ou não. Pois bem, o Micro Empreendedor Individual tem sim como comprovar renda e existem várias formas para isso.

Uma das saídas é pelo extrato bancário. Esse tipo de serviço é bem completo e dá detalhes de todas as movimentações dos últimos meses.  Apresentar o extrato é ideal na hora de solicitar um empréstimo. 

Extratos com movimentações de investimento também podem ser anexados. Nesse caso. Um documento com a assinatura do gerente do banco. Pode oferecer muito mais credibilidade. 

Uma outra saída é pelo Decore – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. É um documento elaborado por contadores. Que sempre se baseiam em outros meios que comprovem oficialmente a renda como livro-caixa da empresa ou notas fiscais emitidas. 

E aí é que entra mais uma vez a importância de ter o suporte de uma assessoria contábil. Pois a autenticação de um contador autorizado pelo Conselho da classe já é o suficiente para comprovar renda. 

Mais uma forma para comprovar renda é por meio de contratos de comprovação de serviços. Pois normalmente nesses documentos. Apresentam informações suficientes. Que comprovam que o MEI. Tem uma renda garantida pelo menos por um determinado período, já que no contrato há prazos de validade da contratação. 

E por fim. Uma das maneiras. Que também serve. Para comprovar a renda do Micro Empreendedor Individual é através da declaração de Imposto de Renda. Pois nesse documento. Apresenta o faturamento anual do MEI. 

Vale lembrar que. Nesse caso. A declaração do IR não seria muito solicitada. Em caso de empréstimos bancários. Pois a utilização do Imposto de Renda demonstra apenas os resultados dos últimos meses ou ainda do último ano.

Sabendo de todos esses meios para comprovar renda, é ou não é hora de ser um MEI? 

Mãos às obras!

*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Micro Empreendedor Individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?