Credenciamento ao Domicílio Tributário Eletrônico é essencial para adesão ao Pronampe

O micro e pequeno empresário será comunicado sobre a possibilidade de receber a linha de crédito por meio do DTe

Por Amaury Santana*

Ele chegou para ficar e veio também para facilitar a comunicação entre o fisco e as Micro e Pequenas Empresas. Estamos falando do Domicílio Tributário Eletrônico (DTe) que foi disponibilizado pela Receita Federal.

Mas o que é o DTe? É uma caixa postal eletrônica por onde a Receita Federal e Secretarias da Fazenda mandam informações para as empresas com o objetivo de dar agilidade na comunicação.

No DTe os contribuintes têm acesso às informações gerais da empresa que ficam em um banco de dados. O credenciamento ao Domicílio Tributário Eletrônico é obrigatório.

Como se credenciar?

Basta acessar o Portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) com o certificado digital que é usado na emissão de notas fiscais e se credenciar. Empresas já foram bloqueadas por não terem feito o credenciamento. Para desbloquear é só fazer o mesmo procedimento que automaticamente será desbloqueada.

Vantagens do DTe

Ao aderir ao DTe, a sua caixa postal no e-CAC também será considerada seu Domicílio Tributário diante à Administração Tributária Federal. Outras vantagens são que o contribuinte pode cadastrar até três números de celulares e três endereços de e-mail para recebimento de avisos quando mensagens importantes forem gravadas na Caixa Postal.

Também há redução no tempo de trâmite dos processos administrativos digitais; a garantia quanto ao sigilo fiscal e total segurança contra o extravio de informações; e acesso, na íntegra, a todos os processos digitais existentes em seu nome em tramitação na RFB, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

DTe e Pronampe

Para garantir os recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Pequenas Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), a Micro e Pequena Empresa precisa estar credenciada no DTe.

As empresas optantes pelo Simples Nacional aptas a serem beneficiadas pela linha de crédito emergencial serão avisadas por meio de um comunicado postado no DTe. Por isso a importância de estarem credenciadas.

Se você tem interesse em receber recursos do Pronampe, fique atento junto ao seu contador. Verifique no Dte (caso não tenha, faça o credenciamento) se recebeu o aviso para buscar a aprovação dos recursos junto a uma instituição financeira.

*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?