Microempreendedor Individual pode tirar férias?

Planejamento e organização são as palavras-chave para que o MEI possa ter merecidos dias de descanso

Por Amaury Santana*

Todo mundo precisa de férias. Concorda? principalmente por questões físicas e mentais. O corpo pede uma pausa para o descanso. É preciso recarregar a energia e também se desligar por um tempo da rotina profissional. A gente mais do que sabe que o trabalho excessivo pode desencadear estresse acompanhado de inúmeros problemas de saúde.

Umas das grandes dúvidas para quem é Microempreendedor Individual é se ele poderá ou não tirar férias. Logicamente, que não é como quem tem carteira de trabalho assinada, mas dá para se organizar e tirar os merecidos dias de descanso. Não há aqueles benefícios como férias remuneradas da CLT, mas organizando direitinho, o MEI pode dar aquela pausa mais do que necessária sem ter grandes prejuízos.

Primeiramente, avalie o melhor período do ano. Sempre há uma época que é mais calma. Para muita gente, é no mês de dezembro: Natal e Ano Novo. Uma outra dica é analisar as finanças. Tenha uma reserva para as férias e também veja se essa pausa não vai dar prejuízo à empresa. Como, normalmente, o Microempreendedor Individual ganha por produção, pode ser que ele tenha uma baixa financeira nesse período, mas com tudo planejado e organizado, dá para tirar férias sim!

Comunique aos seus clientes com antecedência que neste período estará de férias para que não pensem que você está deixando de atendê-los. Caso tenha funcionário ou possa deixar alguém responsável para atender as demandas, é uma saída também.

Está vendo que com planejamento e organização dá para tirar as tão sonhadas e merecidas férias? É muito importante essa pausa. Após esse período de descanso, você voltará renovado, cheio de saúde e criatividade, feliz e pronto para encarar mais um ano de muito trabalho e conquistas.

Está esperando o que para se organizar? Boas férias!

*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?