A atenção do MEI com relação ao Imposto de Renda

Por Amaury Santana*

Chegou a hora de declarar o famigerado Imposto de Renda e o ideal é se organizar o quanto antes para não deixar para última hora. A dúvida de muitos Microempreendedores Individuais é se eles precisam entregar a declaração. O MEI deve declarar o IR quando recebe rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano anterior.

O Microempreendedor Individual deve ficar atento aos prazos e ter a noção que ele cumpre dois papéis:  pessoa física e pessoa jurídica.  O MEI deve separar o que são lucros de empresa e rendimentos de pessoa física. 

O Microempreendedor Individual tem suas obrigações como os pagamentos mensais do DAS e a entrega anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e isso deve estar na declaração. Já como pessoa física deve-se observar os rendimentos no ano para entregar o DIRPF. 

Quando o MEI é isento de declaração de Imposto de Renda

O MEI é isento do IR. Desde que tenha controle financeiro das receitas e despesas. Tanto da empresa quanto como pessoa física. Uma dica importante é ter um livro caixa e guardar os comprovantes. 

Os valores pagos ou distribuídos ao Microempreendedor Individual optante pelo Simples Nacional são considerados isentos do imposto sobre a renda e na declaração de ajuste do beneficiário. Isso não vale aos que correspondem ao pró-labore, a aluguéis ou serviços prestados. 

A isenção fica limitada ao valor que resulta da aplicação sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipação de fonte, ou da receita bruta total anual quando se trata de Declaração de Ajuste Anual, dos percentuais de apuração do lucro presumido. 

O prazo para declaração do IR de 2020 vai de 1 de março a 30 de abril de 2021. Fique atento e se organize. O apoio de um profissional da área de contabilidade. É importante para que não tenha problemas posteriores. Com a declaração.

Mais detalhes sobre MEI e declaração de Imposto de Renda aqui.

*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?