A importância do preço de produtos e serviços

Precificar produtos e serviços não é tão simples e requer mais atenção e informações

Por Amaury Santana*

Quando se abre um negócio há uma grande dúvida referente a quanto se cobrar pelo produto ou serviço. A precificação depende de uma série de variáveis e entenda neste artigo como funciona.

Antes de tudo, vamos à definição do que é preço de venda. Basicamente é o cálculo feito para definir o valor que um produto ou serviço irá cobrar dos clientes. Este valor deve cobrir os custos de produção e todas as despesas que ocorrem para a venda e o lucro, elemento fundamental para a saúde financeira do negócio.

A definição desse valor vai de acordo com critérios fundamentais que são os custos, as despesas e o lucro. Os custos são referentes a quanto se gasta na empresa para produzir. As despesas equivalem ao que se gasta para vender um serviço ou produto. A partir daí gera-se as receitas que são indispensáveis para a gestão financeira. Já o lucro é o retorno depois da venda, o que vai fazer com que o seu negócio cresça.

Na hora de precificar é preciso apurar os custos. Faça uma planilha e coloque nela tudo o que você vai gastar para fazer aquele produto ou oferecer o serviço, levando sempre em consideração os índices e taxas de composição de preço como impostos e inflação.

Um estudo de mercado é extremamente importante, pois se deve estar ciente dos preços que circulam em outros estabelecimentos para que você não fique totalmente fora da realidade. Cobrar muito mais caro do que a média, só se seu produto tiver um diferencial que justifique um valor mais alto. Já cobrar mais barato do que se encontra pode colocar em risco o seu lucro.

Existem métodos para formação de preços como a margem de contribuição que corresponde à diferença entre as vendas de produtos ou serviços e os seus respectivos custos e despesas variáveis.

Já a metodologia Markup tem como objetivo determinar uma estimativa de valor que possa cobrir as despesas envolvidas em cada produto ou serviço, assim como estipular o lucro desejado pela empresa.

É possível também precificar seus produtos a partir do lucro desejado e de acordo com os custos envolvidos por meio da fórmula baseada no lucro. Esses são alguns exemplos de métodos. É preciso avaliar em qual deles a sua empresa poderia se encaixar para aí fazer essa precificação baseada em metodologias.

Vantagens

A formação de preço traz uma série de vantagens ao empreendedor e também para o consumidor como ter maior embasamento para promover a redução dos valores e apostar em promoções. Um outro benefício é descobrir quais custos pesam em seu orçamento e produzir métodos para reduzir esses valores e otimizar o negócio.

Com preços definidos, o empreendedor também deve continuar a comercialização ou não de determinada mercadoria e ter maior previsibilidade das movimentações de estoque com base em preços de promoções, ofertas e outras campanhas.

A importância do preço requer uma análise mais elaborada para chegar a um valor justo tanto para o empreendedor quanto para o consumidor. Precificar não é tão simples e requer uma organização para que se possa usufruir dos benefícios de ter uma empresa que gera lucros.

*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.

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