Professor pode ser MEI?

Ser Microempreendedor Individual na área de educação oferece muitas vantagens

Por Amaury Santana*

Uma das atividades autorizadas ao Microempreendedor Individual é de ser professor, desde que não seja servidor público. Então professores podem sim ser MEI e há grandes vantagens.

O Microempreendedor Individual ao se tornar uma empresa, pode emitir nota fiscal quando presta serviços, o que profissionaliza ainda mais o seu trabalho e oferece segurança jurídica. Há também o benefício da linha de crédito facilitada. É válido lembrar que o professor ao optar pelo sistema MEI também pode trabalhar com carteira assinada.

Além disso, o professor MEI pode usufruir de todos os benefícios que o modelo oferece como previdência e auxílios e pagar uma taxa mensal de baixo custo (DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Agora é importante lembrar que ele deve manter o faturamento até o valor limite anual (R$ 81 mil).

O código de atividade (CNAE) para professor é o 8599-6/99. Como Microempreendedor Individual ele pode ministrar vários tipos de curso como culinária e estética, mas existem exceções como idiomas, dança e esportes.

Então você professor, ser MEI oferece grandes vantagens. Procure uma assessoria contábil para tirar todas as dúvidas e aí profissionalizar ainda mais o seu trabalho.

*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?