MEI e empréstimo: qual a documentação necessária?

Por Amaury Santana*

Umas das vantagens de ser Microempreendedor Individual é que muitas instituições financeiras oferecem empréstimos com menores taxas, uma oportunidade para muitos MEIs de investirem no seu negócio. 

É uma opção também para aqueles que se enrolaram com dívidas e aí tem no empréstimo a oportunidade de quitá-las para aí então organizar as contas. E aí o que você acha de um empréstimo para os Microempreendedores Individuais?

Se você precisa investir e está sem capital ou está enrolado com contas. Esta seria uma boa saída. Devido aos benefícios que as instituições oferecem aos MEIs. Vvantagens que são garantidas por lei.

Disposto a correr atrás de um empréstimo? então anota aí os documentos necessários:

– Documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência)

– Certificado de MEI

– Comprovante de renda (o ideal é ter o pessoal e o da empresa)

– Plano de investimento

Algumas observações importantes referentes a essa documentação: nem todas as instituições pedem esses documentos. Se você já é cliente antigo de um banco, por exemplo, é possível que consiga sem comprovar renda ou ter o plano de investimento.

A exigências dos comprovantes de renda são para atestar a sua estabilidade financeira. E constatar a capacidade de cumprir com esse compromisso. Já em relação ao plano de investimento. É fundamental se organizar para saber os motivos que o levaram à solicitação do crédito. E onde será a aplicação esse dinheiro. Mas o plano tem muito mais importância para você do que para as instituições.

Agora antes de pedir um empréstimo, tenha cuidado e avalie as suas condições. Analise juros, quantidade de parcelas e se você vai ter condição de pagar mensalmente. Caso as parcelas sejam com valores muito altos para o seu orçamento, reveja essas condições para pagar. Não adianta pedir um empréstimo para se endividar posteriormente.

Outra situação, é não misturar dinheiro pessoal com o da empresa. É preciso organizar as finanças e saber separar para que o seu negócio flua. Avaliando bem tudo isso, procure uma instituição financeira que lhe ofereça melhores condições e boa sorte!

*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?