Motivação no trabalho melhora a produtividade. Um ambiente de trabalho com colaboradores motivados traz excelentes resultados como redução de demissões
Por Amaury Santana*
Quem nunca se sentiu desmotivado no trabalho? Seja por um pequeno período ou longo tempo. O descontentamento no ambiente profissional é ruim para todos: empregador e empregados.
Quando um colaborador se sente desmotivado por conta de problemas que ocorrem na empresa, ele pode influenciar outros funcionários e aí o clima de desmotivação é geral.
Por que é ruim para o empregador? Porque com colaboradores descontentes, o ritmo de produção pode cair, a qualidade do trabalho fica baixa e assim por diante. Por fim, vem um pedido de demissão que não é nada bom. Pode ocorrer também a demissão por conta da empresa que também gera prejuízo de certa forma, pois há indenizações e depois a busca por um novo funcionário.
O comportamento gera motivação no trabalho e melhora a produtividade
O comportamento de um líder deve ser revisto quando o clima do ambiente de trabalho não vai bem. Motivação no trabalho melhora a produtividade. Um chefe que comete assédio moral, abuso de autoridade, sempre está mal humorado e exige acima do normal gera um clima de desconforto entre os colaboradores. É preciso rever tal comportamento. O diálogo, a transparência e a comunicação interna sempre são a melhor saída.
O líder também pode estar com elevado nível de estresse que o faz “descontar” na equipe, mas isso não pode justificar qualquer comportamento abusivo. É necessário ter a consciência de que essas atitudes só serão negativas e acarretam prejuízos.
A dica para donos de empresas ou pessoas que exercem cargos de chefia é: sempre reveja seus atos e se coloque no lugar das pessoas. Estar à frente de um grupo não é fácil. Claro que não pode ser muito passivo também, até porque o cargo exige que se tenha uma certa moral para liderar a equipe, mas é preciso um clima leve para que a equipe fique motivada. Um ambiente de trabalho feliz só traz bons resultados. Pense nisso!
Outras situações que desmotivam um colaborador são: insalubridade, salários baixos, descumprimento de direitos trabalhistas e falta de incentivos, como por exemplo algum bônus, além de carga horária excessiva. Esses pontos citados podem levar um colaborador ao estresse e, consequentemente, ao desânimo. Tudo isso precisa ser revisto para que a empresa possa oferecer um ambiente adequado e assim se garante qualidade e produtividade.
Segundo uma citação de uma representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), “a riqueza de uma empresa depende da saúde dos trabalhadores”. Essa frase vale tanto para saúde física como mental. Então, invista na sua equipe, a motive e não deixe que a sua empresa seja um ambiente tóxico. Uma casa feliz e organizada só tende a colher bons frutos.
*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.