Antes de responder esta pergunta. Vamos ver, a diferença entre, nome empresarial e o nome fantasia. E o que onsta na finalidade que cada um
Por Amaury Santana*
O nome empresarial, que no caso do MEI é o seu próprio nome completo seguido do CPF. Por outro lado, o nome fantasia é quase opcional. Eles são atributos diferentes de uma mesma empresa.
O nome fantasia é utilizado comercialmente. É como sua empresa será conhecida na sociedade em geral e, consequentemente, entre seu público-alvo.
Muitos Microempreendedores Individuais têm dúvida se podem usar um nome fantasia na sua empresa…
Portanto, hoje iremos esclarecer e te dar uma resposta simples sobre isso:
A verdade é que SIM, o MEI pode criar e usar um nome fantasia na sua empresa.
Se você ainda vai abrir sua inscrição como MEI, lembre-se de preencher com o nome fantasia no momento da inscrição.
Se você já possui a inscrição no MEI, pode cadastrar um nome fantasia a qualquer momento . O nome fantasia é cadastrado através do Portal Empresas & Negócios, no card, “Atualização Cadastral de MEI”, na opção “Solicitar”. Importante atentar-se para as regras do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI, que é o órgão que faz o registro de marcas. O processo é simples e dura pouco minutos.
Atenção!O simples cadastro do nome fantasia na Junta Comercial NÃO dá direito ao uso do mesmo caso seja registrado como marca por outra empresa. Caso o MEI queira registrar o nome fantasia que usa como marca acesse o site do INPI: http://www.inpi.gov.br para maiores informações.
Outra coisa importante é dizer que não existem regras específicas para o nome fantasia: ele é escolhido livremente pelo empreendedor. No entanto, como o principal objetivo é que o público memorize e se lembre do nome, ele normalmente é diferente.
Por isso, vamos dar algumas dicas de como escolher o nome de fantasia:
1.Não limite no seu negócio
As grandes empresas, prestam uma série de serviços ou vendem diferentes produtos em várias partes do mundo, por isso, suas marcas não estão relacionadas a uma determinada região ou unica ou a uma única atividade empresarial.
2.Conte uma história por trás do nome
Pense em uma história impactante para você sua carreira, que despertará emoções e curiosidade nas pessoas para definir o seu nome fantasia MEI.
4.Verifique a disponibilidade do domínio e do nome
O nome da sua empresa não ficará restrito apenas no papel, o domínio, as marcas registradas e os perfis de mídia social provavelmente serão nomeados da mesma forma que sua empresa.
Com essas dicas é só aproveitar as vantagens de ser um MEI e saber lidar com o nome fantasia.
*Amaury Santana é contador e CEO da Andrômeda Contabilidade. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UNIFOA. Autor do e-book Guia Prático do Microempreendedor Individual.